Artigos


[ACC2012-001] Reconhecimento posturas da mão na interação no ambiente virtual

Pedro H. L. da Silva, Luis Rivera, Annabell Tamariz, Fermín Tang(2012)

Os meios de interação entre usuário/computador são predominantemente através de teclados, mouse, keypads, etc. Recentemente vem surgindo meios alternativos de interação com o computador, como os gestos que produzem comandos, usando técnicas de reconhecimento de padrões e visão computacional. Neste trabalho é desenvolvido um ambiente virtual cuja interação com o usuário acontece através do reconhecimento de posturas de mão predefinidas. Esse sistema é construído sobre a base de algoritmos de segmentação de forma que a mão do usuário fosse capturada através de um webcam, caracterizada usando momentos de Hu e representada em uma rede neural Perceptron multicamada para sua classificação. Para a interação dos objetos no ambiente virtual 3D, as posições são obtidas a partir das variações das imagens da mão capturas pela web.

Download em PDF

[ACC2013-002] Controle Interativo de Avatares pelo Movimento Humano

Elisson M.F. Meirelles Araújo, Luis Rivera, Ausberto Castro, Fermín Tang(2013)

O uso de gestos na interação homem-computador apresenta uma justificativa muito poderosa nas pesquisas de modelagem, análise e reconhecimento de gestos. Nos últimos anos muitos novos meios de interação com o computador foram criados, entre eles, aqueles envolvendo visão computacional, reconhecimento de padrões e inteligência artificial. Neste trabalho desenvolve-se um modelo baseado em primitivas de movimentos controlados por gestos, para movimentar um personagem virtual, conhecido como avatar, em um ambiente virtual através de movimentos de um ator humano em frente de uma câmera.

Download em PDF

[ACC2014-003] Reconhecimento de palavras faladas isoladas em dispositivos móveis

Raphael F. Ramos, Luis Rivera, Fermín Tang, Ausberto Castro(2014)

A fala é a principal forma de comunicação dos seres humanos. Ao falarmos permitimos ao outro que conheça nossos pensamentos, sentimentos, necessidades e passamos a conhecer os sentimentos, pensamentos e necessidades do outro. Essa forma de comunicação humana ainda é um sonho se tratando de comunicação homem-máquina. O fator motivador para pesquisa nesta área foi a possibilidade de desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de fala que não necessitasse de algum tipo de aprendizado para sua utilização, possibilitando que qualquer pessoa através da fala pudesse manipular o sistema, já que a fala é o meio de comunicação mais natural para o ser humano. Esse trabalho visa construir um jogo para descoberta de cores utilizando a voz para o seu reconhecimento, este sistema servirá como base para trabalhos futuros sobre reconhecimento de fala já que as técnicas mais tradicionais nesses sistemas foram aplicadas. O reconhecedor desenvolvido é aplicado ao reconhecimento de palavras isoladas com dependência de locutor que roda em dispositivos móveis com sistema operacional Android. Download em PDF

[ACC2014-004] Interação de objetos virtuais através de posturas da mão

Pedro H. L. da Silva, Luis Rivera, Annabell Tamariz, Fermín Tang(2014)

Os meios de interação entre usuário/computador são predominantemente através de teclados, mouse, keypads, etc. Recentemente vem surgindo meios alternativos de interação com o computador, como os gestos que produzem comandos, usando técnicas de reconhecimento de padrões e visão computacional. Neste trabalho é desenvolvido um ambiente virtual cuja interação com o usuário acontece através do reconhecimento de posturas de mão predefinidas. Esse sistema é construído sobre a base de algoritmos de segmentação de forma que a mão do usuário fosse capturada através de uma webcam, caracterizada usando momentos de Hu e representada em uma rede neural Perceptron multicamada para sua classificação. Para a interação dos objetos no ambiente virtual 3D, as posições são obtidas a partir das variações das imagens da mão capturas pela webcam.

Download em PDF

[ACC2016-005] Perfis de Usuários de Web Sites por Mineração de Uso para Avaliação de Usabilidade

Rafael Crespo, Luis Rivera, Ausberto Castro(2016)

Hoje em dia a quantidade de pessoas acessando a internet tem crescido exponencialmente e isso acontece por diversos motivos, entre eles a facilidade de acesso à Internet, a difusão dos dispositivos móveis e o crescimento das redes sociais. A consequência do aumento do número de usuários é o crescimento do fluxo de dados, pois quanto mais pessoas acessam a internet, muito mais dados são gerados. Como a quantidade de informações é extremamente grande, tornou-se inviável realizar o tratamento ou a análise delas de forma manual, então surgiu o conceito de mineração web, que visa extrair informações a respeito dos dados gerados pelo acesso à web. O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes etapas da mineração do uso da Web, utilizando o log de acesso a um determinado site.

Download em PDF

[ACC2017-006] Sensores Sociais em Detecção de Eventos Sociais

Augusto Zangrandi, Luis Rivera(2017)

Detecção de eventos consiste no processo de identificação de padrões de mudança relevantes em um sistema. O modelo propuesto detecta eventos que ocorre em alguma parte do território a partir das publicações na rede social Twitter. As publicações são obtidas do Twitter, são extraídas suas características e classificadas com máquina de vetores de suporte para sua interpretação como eventos. Os eventos detectados são agrupados e exibidos em gráficos no formato de série-temporal e mapas de marcadores em determinadas regiões do território em análise.

Download em PDF